quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Merlo / Carpinteria

Dei uma volta na simpática Merlo, com suas dezenas de turistas passeando e inúmeras lojas de ... ALFAJORES, são oferecidos por todo lado. Mas piloto tem outras prioridades, comprei um chip por R$5 , e carreguei R$10 assim agora tenho um telefone Argentino, importante para coordenar com o pessoal daqui a subida para a rampa, resgate, etc....  Em contato com o Oreja Rodriguez, ele e sua equipe me vieram buscar no dia seguinte na frente do hotel.  A bordo da possante camionete 1982 subimos para o Mirador de los Condores.  Estrada muito boa, asfaltada até o topo, com um trecho curto de “ripio”.   Existem vários outras decolagens onde outros pilotos de duplo levam levam turistas para voar.
Tipica praça de cidades no interior da Argentina, local para papear no final da tarde



A imponente cordilheira proxima a Merlo que vai até proximo a Cordoba


O local é muito bonito, com a decolagem mais alta de todas,  a 2120metros do nível do mar e um desnível acima de 1200m tem um visual muito bom.  Um restaurante de montanha bem montado, banheiros amplos e limpos, talvez um exemplo para Andradas seguir, enfim uma infra-estrutura que só é possível com planejamento e movimento de uma cidade bem turística.  Várias pessoas caminhando, fazendo tirolesa e voos duplos de parapente.

O restaurante, ao lado da decolagem


O piloto de duplo local, Oreja, me deu um briefing completo, explicando a dinâmica da região, ventos, pousos e outros detalhes.  Resolvi esperar um pouco e depois das 12 me preparei para decolar, antes decolaram 2 duplos, mas bem sossegado e amplo local para abrir o parapente.   Na primeira tentativa decolei suavemente, na frente enrosquei numa térmica de montanha fraca, a base das nuvens devia estar uns 300 metros acima do pouso, ou seja não muito alta.  Fiquei brincando um pouco na frente da rampa, mas não conseguia por os pés dentro da carenagem da selete.  Fiquei brigando com ela, pondo a perna para dentro para fora, e vi que tinha uma linha por baixo das pernas.  Bom então decidi que iria pousar, pois realmente atrapalhava bastante, e fiz uma aproximação tranquila, pousando no topo da montanha.  Como ela é bem larga, um pouso bem seguro sem rotores.

Na segunda decolagem, tive que tentar algumas vezes o vento diminuiu, e no final me dei com a decolagem Alpina mesmo.   Voei um pouco para o norte, mas não progredia muito, então resolvi pegar o vento de través e ir para o sul mesmo. Fiquei um pouco abaixo acima do pouso oficial de Carpinteria, mas uma chacoalhada térmica me catapultou de volta para a altura da rampa.  E assim fui voando em cima da rodovia, perdendo pouca altura, por vezes subindo reto mesmo, o dia estava bom, não espetacular.  

Visual na decolagem com 1200m de desnível

Alguma turbulência, mas nada diferente do que estamos acostumados em Andradas e Sta Rita.   As nuvens estavam mais bonitas em cima da cordilheira, mas a base estava um pouco baixo para ter um planeio confortável para estrada e por isso segui o caminho acima da rodovia mesmo.  Nuvens para o sul apenas fiapos, numa transição não consegui pegar o outro ciclo e comecei a ficar baixo.

Pousei em cima da estrada, no gramado ao lado, nenhum automóvel a vista dos 2 lados, uma beleza !!!  Voo deu 40km, não foi fantástico mas o suficiente para eu voltar muito feliz para o hotel. 


Depois de uns 15 minutos consegui carona de volta para o Andres Gurruchaga que faz Rio Cuarto - Merlo todos os dias, entregando todo tipo de pequenas mercadorias.  Paramos em vários vilarejos como, V. Larca, Cortaderas, Los Molles, Carpinteria antes de chegar a Merlo.

A super Fiorino 1992 estava na ultima semana de trabalho, na próxima vem uma camionete novinha em folha, segundo Andres o motorista que acabava de entregar peças para a oficina


Na estrada de volta esta linda "estrada" de nuvens, entretanto ela engana um pouco, pois estava plantada em cima da montanha, e ao redor das 1630 o vento Leste consegue ultrapassar o cordão, e entra uma cunha de ar frio, empurrando tudo para oeste, alguns minutos depois começou a se desfazer, mas estava bonito mesmo !!!  Eu voei em fiapos na maior parte do tempo.

Que céu lindo !!!

Ahh um detalhe, decolei na verdade em Carpinteria, que é a ultima decolagem do lado sul da montanha, mas no final tudo é Merlo mesmo, a cidade maior. Por isso nos campeonatos falam de Carpinteria, que é o municipio vizinho.

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