quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tucuman - Iguazu

Este foi o dia mais longo da viagem, as 6:45 eu já estava no aeródromo tirando as molhadas amarras do solo. 

 Dentro do avião chamei a Torre Tucuman, do aeroporto principal situado a poucos km do aeroclube, para acionar o plano de voo visual.  Mas o controlador avisou que a pista estava operando visual especial e que eu só poderia ir até lá, não poderia continuar viagem.  Esse papo durou mais de 1 hora, eu já via o sol,  e ele dizendo que a visibilidade estava em 4km ...  




Comecei a ficar furioso, pois além da má vontade dele, se esperasse um pouco mais não daria tempo de chegar no destino final no mesmo dia.


Tempo estava meio ruinzinho, no taxi para decolar no aeroclube de Tucuman

Não tive dúvida, solicitei plano IFR, em 1 minuto ele liberou minha decolagem.  Fui a 1000" por 5 min de voo visual mesmo, e depois o tempo foi abrindo paulatinamento.  Pela foto de satélite sabia que na minha rota o tempo estava ótimo, subindo para o FL090, tive que desviar de nuvens que estavam na minha altura.


Rota pelos fixos montado no EFIS do RV7

Minha idéia era fazer aduana em Tucuman, mas ligando no aeroporto me falaram que deveria reembolsar os custos do transporte do pessoal da Aduana, então resolvi fazer em Iguazu mesmo, onde tem gente o tempo todo, e se tivesse que pousar antes para abastecer não haveria problema algum.   A unica forma de eu chegar em Foz, sem escalas seria fazer uma linha reta, ou seja DCT que pelos fixos IFR daria 615NM.  Mas tinha que sobrevoar um pedaço do espaço aéreo Paraguaio..., se fosse com plano VFR teria que dar a volta, e inevitalmente pousar para reabastecer...O que fazer ???  Deixei como plano IFR mesmo, indo pelos fixos da aerovia, obviamente voando VFR.


Passando ao lado de Resistência ainda na Argentina

Próximo a Resistência, pedi para ir direto a Foz de Iguazu, sem passar pela aerovia, e o controle autorizou, minha preocupação era chegar no mesmo dia.

Já no controle Assunção, a única diferença foi o sotaque espanhol com um sotaque um pouco diferente dos Argentinos.  Aliás, diga-se de passagem, que só falei espanhol na fonia, então realmente para que serve a obrigatoriedade de inglês para o voo ?? ANAC deveria reconsiderar, mas como ela sempre dificulta alegando xyz regras, nossa aviação vai ficando cada vez mais emperrada.  O mais engraçado foram uns pilotos Brasileiros falando aquele portunhol super macarrônico indo para o Paraguai... Provavelmente o meu portunhol deve ser hilário também, mas como estava muitos dias voando por lá, eu já tinha me acostumado.


Rio Paraguai ou Paraná ? Dando as voltas, já em território PY

Controle Assunção me transferiu para o Controle Cataratas, comecei falando Portunhol e... o controle era Brasileiro dei risada... Só próximo a perna do vento do aeroporto argentino que me transferiram para a TWR Argentina novamente.


Na reta final bem alto para não taxiar tanto na enorme pista de SARI (Iguazu)

Um avião um pouquinho maior do pequeno RV7 em Foz de Iguazu

Até cão farejador veio visitar o avião, mas a burocracia foi bem rápida, um calor danado, e a ultima gasolina barata, a USD1,20 o litro. 

Nenhum comentário: