terça-feira, 13 de junho de 2017

Castelo de Vide Prova 2


E o faroeste Português continua !  Subimos para a rampa as 11:45, leva menos de 15min para chegar no topo, rampa na Serra do Mamede com 300m de desnível, ou seja relativamente baixa.  Prova de 90+km novamente na direção W, para Espanha. Apesar da largada ter sido marcada para as 14:00, dos 3 primeiros que decolaram, 2 foram para o chão, a condição ainda não estava madura.  Faltando menos de 15min começaram todos a decolar, e a subida inicial foi muito difícil, com muito cuidado para não ir para o pouso oficial.  Decolei do meio para o final, e fiquei bom tempo ralando na frente da rampa até conseguir engatar numa boa subida.

Céu belíssimo !!!

Larguei bem atrasado, mas a condição foi melhorando, e não fiquei baixo nenhuma parte do vôo.  Estava difícil recuperar o tempo perdido, mas aos poucos consegui chegar em alguns pilotos na minha frente, e junto com o Nuno Gomes (Zeno) e Diogo (Peak4), fomos juntos grande parte da prova, térmicas entre 2 e 5m/s, a luta era para não passar dos 3000m de limite de altura.  A 2300m eu saía da térmica e várias vezes bati em 2700/2800m, subia muito, numa térmica entre 5 e 6m/s dei 2 voltas e saí, foi uma luta constante que no final acabei perdendo.  Já no planeio final já quase 1000m acima do pouso, tinha umas nuvens a frente, que tentei desviar para o lado esquerdo, sem chance começou a subir voando reto... e novamente passei do limite... 3030m, logo depois começou a descer aí fiz várias voltas na descendente na esperança de ser perdoado pela infração, demonstrando que não tive vantagem alguma.  Perdi apenas 300 pontos... Interessante também foi como o Zeno que voou comigo o voo todo abriu 4 minutos no planeio final, pisou fundo no acelerador, sem desviar...Poderia ter terminado em #4 , mas vamos aprendendo.

Povoado na Extremadura Espanhola

A chegada no pouso foi outro problema, nada descia, as 16:50 o dia estava absurdamente térmico.  Devo ter chegado em #5 ou #6, e pousei mais no canto do campo, porque na ultima hora peguei uma térmica poucos metros do chão que complicou o pouso.  O dono do terreno apareceu com muitas vacas, e de forma totalmente RABUGENTA perguntou com seu espanhol da Extremadura (região da Espanha que estamos), “quién autorizo el aterrisaje acá” ????  E eu falei que nào sabia de nada, mas era só ele conversar com o organizador lá do outro lado do campo.  E ele foi lá tirar satisfação mesmo !!! Novamente nenhum vela Sport chegou no goal, alguns pousaram a 9km , um CB começou a superdesenvolver o que acabou inibindo muitos pilotos.  Apenas uma Triton, que havia pregado, decolara novamente e chegou muito tempo depois, pousando ao lado do posto de gasolina onde estávamos aguardando para voltar a Castelo de Vide (Portugal).

Nova asa , cores fortes e ótimo planeio

-->
Estou impressionado como aqui é seco, parece um pouco com o Centro Oeste do Brasil, porém tem pouca agricultura, muitas árvores e poucas estradas... A recolha (resgate) com as carrinhas (vans) é feita só no alcatrão (asfalto) então quando baixo tomar cuidado para pousar próximo a estrada.  Base seguramente a 3500m , hoje tivemos algumas nuvens a partir da metade do voo, o que ajudou um pouco no voo. 

Até as mansas vacas tem chifre na Espanha

Nenhum comentário: