domingo, 18 de junho de 2017

Pedro Bernardo - Campeonato Espanhol de Parapente


Estava quente na estrada...

Com tudo empacotado saí no sábado em direção a Pedro Bernardo,  GPS dava quase 4h de carro, e com o calor de 44 graus marcado no termômetro do automóvel acabei levando o dia todo para o destino.  Parei em Plasencia, a maior cidade do caminho para almoçar e passear um pouco, mas a altíssima temperatura fez o passeio não ser tão agradável assim, estava feliz de volta ao carro. 


Pedro Bernardo fica na Sierra de Gredos somente na região de Ávila, fica a 130km de Madrid, já teve 3000 habitantes 100 anos atrás, hoje tem 800 pessoas morando nas estreitas vielas.  Fica na encosta da serra, poucas ruas permitem passagem de carros, realmente dá para perceber como viviam nos tempos medievais.   


Estacionar carro é um problema, mas enfiei numa micro vaga meu pequeno Corsa da Gold Car.  Fiz a inscrição do campeonato, e um pouco de stress para arrumar lugar para dormir.  O Hotel Cerro havia me prometido reserva só a partir do domingo, então o remédio foi alugar um quarto o Grego-Francês Péricles.  Mas só consegui dormir realmente a 1 da manhã quanto o vento catabático (que desce montanha) começou a soprar, descendo das montanhas, estava 33 graus nesse horário, sem ventilador ou ar condicionado.


No domingo a logística foi grande, pois 150 pilotos para ir a rampa, um trabalho que contou com 2 onibus com ar condicionado e várias vans, pois os mastodontes só conseguia subir um trecho da serra, todos finalizando nas vans.  A decolagem principal, Oeste, é bem grande, com árvores brindando um mínimo de sombra.  O Martin Portmann ½ brasileiro estava comigo que foi ótimo para conversarmos bastante.   Conhecia algumas pilotos de outros campeonatos, mas dos espanhóis praticamente ninguém.

Equipe BR

Escolheram uma prova curta, por medo de superdesenvolvimento e também por condições fracas na planície.  O calor continuava ao redor dos 40 graus.  Largada marcada para as 14:30, tentei decolar no meio, mas enfrentei uma fila enorme.  E na minha vez não consegui decolar, depois de 3 tentativas na grama sintética, desisti e fui descansar um pouco, imaginem a pressão dos demais.   Ai resolvi ir para o outro lado, na decolagem na grama mesmo, pouca gente, e na primeira puxada consegui decolar.  Mas faltava menos de 20 minutos para a largada.  Dificuldades para subir, enquanto via o pessoal na estratosfera.

Com alguma sorte consegui ficar a meia altura na largada, e com mais umas 30 velas saímos para a prova na abertura da janela.  Tivemos que contornar uma montanha a frente enquanto os mais altos foram direto, mas por alguma sorte enrosquei numa boa térmica.  E os de cima pegaram muita  descendente.  O caldo enrolou mesmo, com muitos parapentes em volta, por sorte consegui subir melhor e aos poucos fui ficando mais alto que a maioria.  Outra tirada para o flat, levamos muito tempo para pegar algo, novamente subindo um pouco melhor talvez pelos voos em Portugal, estava inspirado.  E de repente me vejo com os 10 parapentes líderes da prova, e no meio do caminho a maioria resolveu  desviar para esquerda, junto com outra Zeno vermelha não achei que seria uma boa, muito desvio.   Mais a frente algumas velas mais rápidas tinham nos ultrapassado estavam mais baixas.  Pegamos uma boa térmica próximo ao ponto.  E daí fiquei um pouco atrás da Zeno vermelha e fomos em frente praticamente juntos. 

Martin na decolagem

Até sozinho fiquei a frente de todos, meio novidade, e meio achando que iria me ferrar, pois não conheço a região, e estava tudo azul.  Mas logo depois peguei uma boa térmica, e outros entraram embaixo, com as bolhas mais fortes subindo, acabei sendo passado por 3 velas mais rápidas.  E com isso fui quase até o planeio final em 4 lugar...  Mas aí cometi um erro grande, atrás vi o pessoal enroscando algo bom, e voltei uns 500m, não conseguia pegar no contravento o B11 e Enzo, rodei um pouco e fui para o planeio final. Com isso o Zeno vermelho tinha me passado... e várias outras velas começaram o planeio final muito mais baixo.  Mas mesmo assim cheguei feliz no goal.  Num campeonato com tantos participantes, acho que estava inspirado mesmo.  #2 em pontos de liderança, #1 Zeno e #11 na Geral. 

Na enésima decolagem, esta deu certo

Nenhum comentário: