segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bebedouro 2008 impressões


Sem sombra de dúvida foi o campeonato mais volumoso dos últimos 10 anos, com o Patrocínio da OI Telecom e Petrobrás voaram com custos de reboque super reduzidos, e os pilotos da classe Olímpica que vinha com participação baixíssima nos últimos campeonatos, teve ajuda de custo até mesmo rodoviária.   

Flávia, a bordo do Possante Junior, única pilota do campeonato em sua estréia bem vinda

Tivemos 48 planadores participando do campeonato com um monte de rebocadores, contei 7 aeroboeros constantes, mas tivemos também a AFA em alguns dias nos ajudando.  Alguns motoplanadores também ajudaram a abrilhantar o evento.

Mas chega de descrever, pois em todos os releases esse bla bla sempre aparece.  Dimas foi recrutado para fazer operações, e realizou a tarefa de forma excelente.  Sem falar em demasia no rádio, fez as decolagens acontecerem em 1 hora na média, levando-se em conta que temos apenas 1 pista de asfalto, e uma auxiliar de terra muito próxima, a média foi excelente.  O ambiente do campeonato foi ótimo, grande camaradagem o tempo todo.  

Nas provas do Pré Nacional, sempre no azul, Fogueiras fizeram a diferença, esta do lado da pista não foi aproveitada, mas a foto de M Juppa mostra o poder deste fogaréu mega !

Visitantes Argentinos deram mais um pouco de “salsa” ao evento, Adrover, Crego e Bossart vieram de longe para voar conosco.  Os Argentinos, CVV CTA e Sulistas acamparam em massa no aeroclube, dando uma vida própria aos gramados atrás dos hangares.  Vários churrascos aconteceram durante o Campeonato, na frente do motorhome do Egon, e ao lado da Gugui’s barraca.

Briefing inicial da Etapa Final no Hotel Plaza Inn

A infraestrutura foi boa, tinha som e datashow na sala de briefing !!! E também som externo que dá um tom todo especial enquanto os equipes limpam os planadores e os pilotos planejam suas provas.  Faltou limpar um pouco melhor os banheiros, e mais gente ajudando o Angelo, que virou um Zombie para tudo dar certo.  Comissões de prova um pouco conservadora, tivemos provas de área com 3 hrs de duração na média, apenas 1 prova com 3h30, nada mais longo.  Resultado, enorme paliteiros em cima da pista, pois a meteorologia foi fraquinha.

  Decolávamos as 11:30 normalmente e todos boiavam até dar a partida entre 13 e 13:30, acho que poderíamos ter feito provas um pouco mais longas, e assim evitar a concentração em cima da linha de partida por tanto tempo.  Mas não tivemos nenhum grave incidente de segurança, apenas um KW1 que exagerou no planeio final, e arrancou a cerca no início da pista... placando logo em seguida, ele “colou relê” deveria ter pousado no arado anterior.     

ivemos provas em dias totalmente secos , que foram a tona da Etapa Sudeste realizada na semana anterior,  e outros bem mais úmidos.  Já na etapa Final, a meteorologia foi média, voamos 4 provas válidas, o mínimo para validar o campeonato.  

Neste no tivemos influência da corrente de jato em cima de nossa região, trazendo umidade para região, cirrus, etc...  Apenas uma prova foi fantástica, com médias de velocidade acima de 130km/h para os Classe Aberta.   Aliás o Egon estourou o limite do polígono, e chegou 3 minutos antes do tempo, claro que a velocidade média dele levou em conta seu vôo efetuado em 2h57 min, fizemos o ajuste, humm este aliás deveria ser incluído no regulamento de campeonatos.

Equipe Bauru feliz antes do vôo !


Resultados das provas emitidos pela Lucas Pirolla, APP-Jundiaí, sempre eram emitidos por via eletrônica, no meio do churrasco correu  a notícia "Saiuuuuuuuuuuu" , e lá iam todos ao computador mais próximo, no caso este Notebook é do próprio Pirolla, que resolveu comer uma carne no agitado camping do aeródromo de Bebedouro.

Aves diferentes também participaram na classe Olímpica, aqui o Sinus de Joaçaba (SC)


Dimas, o chefe de operações, que voou com Ekki no P1, estava com muito medo do sol ...serve de propaganda Sundown ?????????????


A frota de Boeros foi muito importante para o bom andamento do campeonato, tivemos também um pouco de ajuda da AFA, que enviou de forma intermitente o grande rebocador azul colorido.

Fotos de: Thomas, Marcel Jupa, Juca Livre


Nenhum comentário: