sexta-feira, 30 de julho de 2010

Prova do dia #2 para 18M

Mais um dia completamente caótico em questão da meteorologia. As fotos de satélite mostravam metade da Hungria encoberta ( o país é pequeno) com uma nova frente fria, semi estacionada, mas que provavelmente o dia seria super instável com formação de trovoadas, CBs. Vento forte de manhã já indicava um dia bem distinto. Eu estava como primeiro para decolar, então cedo no grid. As provas foram mudadas para opção "B", mas mesmo assim algo não batia. Distância mínima das áreas 245km, com 2h30, já dava para ver que ninguém faria a média de velocidade necessária.

A direção do campeonato, antes do início dos voos, vejam o céu como estava azul

O início estava mais fácil, mas logo gigantescos "paliteiros" de planadores se formaram, e não fazem bem para a saúde. Tem pilotos top que cortam mesmo, se sentem "donos" do pedaço, isso comentado por terceiros. Enfim, a vida é muito preciosa, mas o fato é que acaba prejudicando a subida, imaginem 30-40 planadores rodando na mesma térmica a 700m.

Fui flagrado no Grid pelo artista de fotos 360 graus.


Prova emocionante novamente, fiquei baixo várias vezes e perdi a "patota" que ia voando tudo junto, desliguei o rádio e fui em frente, velocidade média baixa, mas andando em frente.  Fiquei baixo na Sérvia, mas deu para subir novamente, e na volta avisei a equipe Brasil, que estava de volta na Hungria, e eles ficaram mais aliviados, só não tinha avisado que tinha ficado a 400m por lá, em cima de Subotica (Szabadka em Hungaro), onde meu pai passou vários verões, de férias, quando adolescente.  

Grande sombreamento, poucas chances de voltar para casa, mesmo assim fui para a área, consegui chegar nas nuvens e talz.  E na volta, como previsto não deu, estava baixo, uma fogueira insuficiente, liguei o motor, e vi vários planadores espalhados nos arados em volta, e no caminho.  Uns 9 planadores da classe 18m chegaram, uns 6 da aberta e 2 da 15m, ou seja a maioria pousou fora mesmo.  O interessante foi alguns planadores que sairam mais de 50km para pegar nuvens longe, e depois montar na linha da frente fria que estava chegando no campo, como foi o caso do Sul Africano com seu planador  JS1 fabricado na África do Sul , que pousou 2 horas depois que os demais, fez a prova em 5h !!  Foi o caso também do planador polonês da classe 15m que a bordo do italiano Stefano Ghiorzo e o inglês Leigh Wells no ASG29 foram os unicos a chegarem na classe as 1840 da tarde !  Acho que exageraram nas provas...

E o dia terminou assim

Aliás após o pouso, desmontamos rapidamente o planador ASG29, com medo da tempestade que se aproximava, felizmente não entrou na pista.  Mas o Blois voltando do pouso fora, falou que havia pego granizo na estrada !!!  Fui um pouco melhor, 17 contra 42 no primeiro dia.  Auto estima um pouco recuperada :-)

Team Germany vs. Team 2J todos no supermercado !

2 comentários:

gustavo disse...

Oi Thomas, muito legal acompanhar seus comentarios, fico sempre de olho no blog pra ver se tem coisa nova.

Fiquei com uma duvida: não tem tempo máximo pra completar a prova? Voce disse que a prova de hoje era de 2h30 e teve gente que fez em 5hs! Enquanto conseguir pode seguir voando?

Matheus Fontana disse...

Thomas! Parabéns!
Estou entusiasmado com sua escalada. Hoje matou a pau!! (31/07)
Continue assim que nos dará muito orgulho.

Abração e bons vôos