sábado, 24 de julho de 2010

Treino oficial #3

O dono da Schleicher (fabricante de planadores), passou no nosso planador, junto com o Sérgio, desmontou tirou a asa, trocou a „coifa” da haste do lastro (comando para jogar água fora da asa), que mais parece aquela peça de borracha de um chevette antigo, e com isso o vazamento de água finalmente ácabou.

Foi o primeiro dia que decolei com toda árvore de natal funcionanado ou seja: 
- 2 registradores de vôo colibri
- computador de voo digital „Oudie” que roda o software SeeYou Mobile
- ILEC SN10 (computador de voo fixo do planador) com base de pontos de virada e espaço aéreo
- red bull para não fica com sono, cafeíiiiiiiiiiiinaaaaaaaaaaaa antes da largada funciona bem
- maçã, sanduíche, água, passaporte
- 8 litros de gasolina, para o pequeno motor sustainer de 20hp

Outro tem é o sistema elétrico, só tenho lugar para 2 baterias de 12V / 7aH , pouco para o sistema acima, então usei 3h a bateria de instrumentos e 1h a bateria do motor, não poderei usar muito o rádio, pois ele consome bastante na transmissão, mas como não estou voando em equipe não faz tanta diferença.  Existe como opcional um local para terceira bateria, mas o dono do planador pos um mini porta objetos no local ....

O VOO
Agonizei na partida, fiquei zanzando a 900m e não conseguia vencer a pequena inversão, pulando de uma nuvem para outra (errado !!!), resultado larguei ½ hora depois do que queria, e apenas 10 minutos antes do FECHAMENTO da linha de largada.  No começo muito cuidado fui devagar para chegar na região de tempo bom, e quase no azul, embaixo de fiapos consegui subir.  Os caminhos de energia (energy lines) me ajudaram e fui pegando aqui e ali alguns planadores.  Mas na real está difícil saber quem é quem, tinha apenas uns 90 planadores voando, preciso URGENTE da lista de matriculas de competição com o nome e país dos pilotos, Basssssiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii   help !






Recrutas da academia de policia da província de Csongrád, vizinha ao aeroclube marchando no aeródromo


O dia melhorou, senti que estava andando razoavelmente, me desconcentrei um pouco, apreciando a paisagem em volta, as pequenas cidades hungaras, agora com o SeeYou dando os nomes impronunciáveis delas.  Entrei demais na primeira área.  O dia começou a desmanchar, resultado minha volta foi bem lenta, dia terminando fui sobrevivendo  Fiquei alto, aproveitando toda energia possível, alguns planadores me fizeram companhia também.  Planeio final  de 60km , o Egon já havia me avisado que iria ligar o motor pois estava muito baixo.  Estava a menos de 400m já com alternativa de pouso numa pista de grama 9km de distância.  Massssssssssssssss consegui suibir com térmica de 1.8m/s as 4 e pouco da tarde, e com isso altura suficinete alto para o longo planeio com vento contra, e um Nimbus 4 que no meio da térmica veio me atrapalhar na subida.  Cheguei em casa são e salvo com uma média horrível, mas cheguei.  


Ainda não sei como tirar o tal do pouso foto... vou por o arquivo na OLC se alguém puder ajudar, agradeço !

Após abastecer o carro voltando do aeroclube para  o hotel, vimos um movimento forte de carros e motos, fomos ver o que estava acontecendo.  Ia rolar corrida de arrancada, racha mesmo, o Bassi só pra fazer o show, deu uma arrancada com nosso mercedes vintage, queria fazer bonito hahahaha.  

Painel do JS1 do americano Bill Elliot (com o SN10)

Nenhum comentário: