quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Valle del Bravo

Valle del Bravo

A rodovia de Ciudad Guzman, ao sul de Guadalajara, para Valle del Bravo foi uma excelente surpresa, viajamos em pista dupla 95% do trecho e como aqui ainda não tem os radares de velocidade percorremos os 650km em cerca de 5h.  A possante Amarok da Paty parava só nos mais de 15 pedágios e para comprar morangos no Estado de Michoacán.

Ficamos num ótimo hotel chamado Santa Rosa, que fica um pouco longe do centro de Valle del Bravo, mas com uma vista de encher os olhos.   A maioria dos pilotos acaba se hospedando nas imediações do centro de Santa Maria, que possui muitas opções a um custo baixo. 

Uma das “mecas” mundiais do voo livre, mais de 100 pilotos voando quando chegamos na decolagem.  Várias escolas dos EUA e da Noruega com seus alunos ainda aprendendo a girar térmica direito.  Fizemos um voo de reconhecimento com o Manuel nos explicando onde subir e principalmente os locais de maior turbulência, que fazem a fama de Valle.  Também comentou para não voarmos encostados nas rochas, pois a região é turbulenta com o relevo bem difícil e ventos canalizando em 2 direções.  Fizemos um passeio até o Goal, conhecendo um pouco o relevo local, percebi que estava um pouco mexico próximo a decolagem, em especial com a inversão térmica a 3000m, atrapalhando um pouco o nosso voo, já que a região fica a 1800m do nível do mar , em média.

O pouso fica as margens da represa com um visual alucinante.  Como fica numa região bastante valorizada, ele é relativamente pequeno.  Confesso que na minha aproximação para pouso sem não ter dica alguma ou conhecimento local, fiquei um pouco apreensivo.  Mas no final o pouso foi muito fácil com a brisa constante soprando do lago.  Fizemos uma sessão de fotos aéreas que ficaram muito bacanas.   Aproveitei para empinar a vela por mais de 1 hora, pela primeira vez com a vela Zeno (deve ter umas 80h).  Ahhh e vale salientar que a região é muito bonita para o voo, com florestas, serras, e as mansões da região que concentra a elite da Cidade do México que vem passar os finais de semana nesse local de clima ameno apenas 1,5h da capital em rodovia duplicada.


A noite meio sem querer acabei me envolvendo com a procissão da N Sra de Guadalupe, procissão de populares que parou todo o centro da cidade e para mim foi muito interessante.  Após jantar com o Ucraniano Vitaly e o Alemão-Suiço fui para o hotel dormir.

Nenhum comentário: