segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Zapoltitic Prova 1


PROVA 1

Primeira prova do PréPWC Mexico, prova de 65km, decolei bem no início para não ter os problemas do dia de treinamento quando não consegui chegar a tempo na largada.  Inversão e térmicas apenas em cima das montanhas no início do vôo.  Consegui ficar esperando ao redor de 3000m msl.  Larguei bem mas tomei a decisão de sair muito da rota a esquerda, junto com um Enzo 3, achava que era uma boa.  Realmente foi mais confortável, mas a maioria dos pilotos foi pelo meio mesmo, em cima de pequenos morros, apesar de ter largado entre os primeiros fiquei bem para trás.  Já no contra vento consegui ir recuperando as posições aos poucos.  Novamente no vale funcionava muito pouco.

Alto em cima da rampa (foto do site)

Após o pilão do contra vento, eu estava no grupo  que liderava o campeonato, e resolvi não errar novamente, fui pelo meio mesmo.  Foi uma decisão, apesar de um pouco mais arriscada.  Como tinha umas 3-4 velas junto, fomos nos ajudando .  Novamente o segundo pelotão virou 30 graus a direita para ir pela cordilheira.  Nós pelo meio até que tivemos um bom progresso, apesar de ficar um pouco mais baixo, na ponta de algumas lagunas subia bem.  


No final do vale alguns morros, antes do vale seguinte onde lá longe estava o pouso do dia (goal).   Resolvi ser um pouco mais ousado e sai na frente de todos, crente que na frente iria pegar uma boa térmica e estar quase no planeio final de 20km, já que a base (azul) estava ao redor de 3000m.   Mas fui afundando ... e cruzei os morros lambendo, nada subia.  Olhando para trás, claro que o pequeno pelotão conseguiu subir.  Quase pousei no  início do vale seguinte, quando estava a 100m do chão, consegui pegar térmica fraca, e subi bem.  Mas ainda faltava 200m para chegar no goal, fui com o vento beirando um laguna gigante me arrastando.  Subindo nas bolhas, acabei pousando a 3km do goal.   Mas fiquei bem feliz, pois tentei algo mais ousado, se desse certo eu matava a prova.  Interessante foi que o grupo que foi pelas montanhas chegou depois das 3 velas que estavam na liderança que voaram pelo vale, eles tiveram que desviar muito e ainda por cima fizeram o planeio final em cima da laguna.

Pouso padrão ao lado da estrada, neste vale tem otimos pousos 

Visual super interessante, foi um dia divertido de voo, apesar de um pouco fraco e não consistente, aqui o voo é bem diferente do que estamos acostumados, amanhã vou tentar caprichar mais.  

Esperando o resgate literalmente em cima do muro


Nenhum comentário: