segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Mexico 2017 Chegada em Guadalajara e Ciud Guzman


A convite do amigo Martin resolvi encarar uma nova aventura, desta vez no México.  Após muitas horas de voo, São Paulo – Houston – Guadalajara, me instalei no confortabilíssimo hotel Demetria na capital do Estado de Jalisco.  


Visitei o excelente Instituo Cultural Cabañas com os murais do famoso muralista Orozco.  Também fui a ao colorido bairro de Tlaquepaque com seu artesanato recheado das famosas “caveiras” mexicanas herança dos povos pré-colombianos que guardavam como uma boa lembrança da morte do ente querido.  


Queria ter escutado musica no Teatro Degollado (sim esse é o nome), mas perdi por um dia um ótimo espetáculo, quem sabe na próxima visita.  Também comidas bem diferentes na segunda maior cidade do país com 4.3mm de habitantes.  Com o por do sol ao redor das 18:00 a temperatura cai rapidamente dos 24 graus para 8 !!! Todos os dias, um frio gostoso a noite.


No dia seguinte fui para o hotel onde estava o Martin e o Manuel, fomos 2 x ao aeroporto, na segunda conseguimos resgatar o parapente do Suiço que não tinha vindo no voo do dia anterior.  Não conseguimos voar neste dia, pois chegamos apenas a tarde na Ciudad Guzman, apesar de estar a menos de 200km, vários trechos de estradas bastante lentos.  Um trecho com excelente autopista pedagiada que cruza as rasas lagoas bem no meio. 


Nosso confortável hotel construído no esquema norte americano, que também é a sede do campeonato se garantia de algum conforto.  A cidade não é tão pequena, tem cerca de 30.000 habitantes, porém pouquíssimo turismo. 


Briefing de abertura efetuado no hotel foi bem informativo, com as explicações de praxe necessárias.  A explicaçãodo sistema meteorológico foi muito bem feita mostrando a canalização dos ventos nos vales, influência do Oceano Pacífico,  e também as inversões térmicas.  É o primeiro campeonato nesta região, apesar de vários pilotos já terem voado na região, não creio que exista ainda um conhecimento pleno das condições da região.  Também salientaram as plantações de agave (da bebida Tequilla) e cana de açúcar que está bem alta e não muito recomendáveis para o pouso...



O jantar de abertura foi feito numa sede de fazenda muito bacana com espetáculo musical, danças típicas mostrando a cultura local.  Na minha mesa sentou o prefeito da cidade e sua família, tivemos conversas bem interessantes, com o ex reitor de universidade que resolveu entrar para a política local.  

Nenhum comentário: