segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pesagem

Um item importante no campeonato mundial é a pesagem dos planadores.  Imaginem a pesagem inicial de apenas 150 máquinas voadoras !!  Cada classe tem o seu peso máximo de decolagem, por exemplo 600kg na classe 18m. Aqui não se voa com handicap, mas é importante todos estarem em condições de igualdade.

Passo #1 - Marcar o horário da pesagem, que foi feita durante três dias, de 15 em 15 minutos


Passo #2 na balança, na configuração de vôo

Depois fora a balança da cauda, cambão engatado e o peso da cabine.  O piloto em seguida sobe numa balança eletronica, e faz-se as contas, não precisa entrar no planador.  O meu planador passou 8kg, então 2 baldes debaixo das asas, com graduação em kg, tiramos 4 litros de cada lado.  Só faltou eu falar que devia ter mais uns 2 litros debaixo do banco, pois tinha um bom vazamento de água, agora solucionado com uma troca de peça de borracha da asa.


Ficha de pesagem com tudo anotado


Vale salientar que o pesador, o Art, é canadense e extremamente obstinado.  Organizou toda a pesagem e tocou o assunto durante os 3 dias mais quentes por aqui, das 8 da manhã as 6 da noite, com uma excelente firmeza.  Inclusive também checou a existencia de instrumentos como horizonte, bussola bohli, e a existência de matricula de competição.  Entusiasta voador nas Rochosas Canadenses, percorre o mundo a cada 2 ando, como voluntário nos mundias para reencontrar os amigos !

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse Art é uma figura mesmo. Mesmo depois dos 3 dias pesando todos os planadores, juntou a equipe e montou a balança de novo para ajudar a equipe SP a fazer o balanceamento do planador, durante a chuva. O cara é nota 10.

Unknown disse...

Pena que aqui a verificacao de conformidade ( que inclui pesagem ) nao e levada a serio.......