sábado, 6 de setembro de 2008

Formosa - Barreiras (aba) - 453km

Dormimos numa fazenda maravilhoso, poucos quilômetros fora de Formosa (GO), com inúmeros quartos, piscina, casa sede com várias mesas de jantar, me senti num daqueles seriados Americanos que passavam na TV anos atrás, Dallas ?? Inclusive algum ex presidente da Republica vinha regularmente andar à cavalo por aqui, precisa dizer quem ?
Depois de toda essa mordomia, fomos de volta ao aeródromo de Formosa, arrumar os planadores para o início de nossa Expedição rumo ao NE. Muitos participantes desta vez, ao todo 6 motoplanadores.

Nosso "pequeno" avião veio de SP com toda a bagagem, e nos acompanha

Depois de tirar alguns kg de poeira do DG800b, comecei a manobrar para tirar do hangar, junto com o LAK17 18m do Blois, que resolveu nos acompanhar um pedaço do vôo. Mas estava um pouco atrasado, os outros planadores já tinham ido a pista, escutei na fonia todos decolando. Junto com Blois decolamos as 11:25 prometia ser um dia fantástico. Estava cheio de avga¬¬s nas asas, 10 litros em cada sa, mais 17 litros no tanque principal, e os tanques de lastro de água lotados. Peso máximo de decolagem, bem melhor não entrar nesta discussão.
Voei junto com o Lak do Blois, foi no início um vôo meio difícil, ralamos baixo, entre 400-700m acima do solo.

Luís falando sobre o vôo de planador para os nossos câmeras

Os dois planadores gramando bastante, escutava no rádio os outros planadores que haviam decolado mais cedo que mais pra frente o tempo estava funcionando melhor. Mas não adiantava muito pois eu estava já uns 80km atrás. Finalmente chegamos nas nuvens, e consegui subir para 3000m agl com térmica de 4m/s. Com as dicas do SA que estava a minha frente, desviei um pouco a esquerda com proa de Posse, e logo depois já proa Direta de Barreiras. Voamos na borda do chapadão, onde subia melhor. Nessa altura escutei o Egon a bordo do possante ASW22BLE, que decolara de sua fazenda em Buritis para se juntar a nós nesta expedição.

Fábio e Dimas no S10 numa térmica de 6.1m/s !!!

Interessante também foi o Cessna Caravan, que nos trouxe de SP, e leva toda a bagagem, que encostou no meu planador um pouco depois de posse, eu estava muito alto para ele, 4000m msl, ou 12500 pés. Ele voava no FL090 ... mas conseguiu filmar um pouco o meu vôo, causando inveja ao piloto de asa delta Nader, que viu eu alinhando numa fantástica estrada de nuvens. Vale salientar que temos uma equipe de filmagem profissional, que filmava do avião. Alguns planadores levaram microcâmeras também, depois tudo será organizado editado, teremos um belo documentário desta viagem. O meu planador tinha tanto fio, bateria externa, câmera de gravação que parecia uma teia de aranha (já não é muito organizado normalmente). Todos os anos de apropriação de saquinhos de enjôo da GOL/TAM valeram a pena, tive um forte enjôo em vôo e uns 200km de Barreiras tive que devolver a barrinha de cereal que havia comido antes, ¼ de sanduíche, etc et all. Isso me tirou a concentração do vôo, e fiquei meio mareado até o pouso. Como se não bastasse o meu computador principal de voo ficou mais de 1hora com a tela LCD totalmente preta, depois piscou um pouco, e voltou a mostrar as informações, como tenho um sistema duplo, não tive problemas, usei o PDA ligado no outro GPS (Volkslogger).

ASH 25 de Ségio e Improta, já em Barreiras

Pousamos em Barreiras ABA (Ultraleves), uma pista muito boa, com o pessoal super simpático que nos recepcionou, ajudou em tudo que necessitamos. Instalações muito boas, bem mais prazeiroso que pousar na insípida pista do Aeroporto Principal da cidade, que fica afastada da cidade. Já está combinado amanhã um vôo de ultraleve, que irá tirar a porta, para conseguir uma boa filmagem aérea, mais fácil do que com o pesado Caravan.

S10, Dimas e Fábio (dir), pronto para decolar

Bechelli e Admilson fizeram o vôo mais longo do PT-PMF , Ximango AMT100 !!!! de 335km , com um pseudo variometro de 1 a 10m/s, mas o que importa é o pioneirismo e garra de voar junto com ASH25, ASW22, etc, sem complexo de inferioridade ! E sim com vontade forte de conhecer o Nordeste ao sabor das térmicas. Quantos Ximangos já fizeram este vôo ? Temos pelo menos umas 100 aeronaves destas espalhadas pelos quatro cantos do país. Ahhhh e para quem não acredita, clique aqui no site da OLC, e veja o grande vôo do Ximango.

O céu do dia !!!
Apesar da distância nominal de 453km, tive que desviar muito, acabou dando um vôo de 505km, Egon fez o vôo mais longo do dia de quase 700km. Resumindo o trecho próximo a Formosa no azul, e depois sempre nuvens balizando bem as térmicas.


Nenhum comentário: