domingo, 14 de setembro de 2008

Impressões do piloto Egon Rehn

Thomas, vou fazer uns comentários, se quiseres, publique no seu blog.
 
"A expedição Nordeste, embora não tenhamos acertado o melhor período, foi uma experiência super interessante.

O vôo de ida pelo chapadão Bahiano foi um show, com base até 3.200 m AGL e térmicas fortíssimas, coroadas com belos cumulus.   Depois, no dia seguinte, encaramos um forte vento de frente para ir a Jacobina. Nem todos chegaram e quem chegou, ligou o motor. Jacobina é muito legal, muito parecido com Fuentemilanos, na Espanha. Com a diferença que aqui em não tem pouso fora.  Uma serra  de uns 100 km de extensão, perpendicular ao vento predominante, um paraíso para o Vôo livre.  Com a informação do Luiz com seu DG, soubemos que em Juazeiro do Norte também estava fraco, semelhante a Jacobina.

Sonhando ainda com o tempo super desenvolvido que voamos no sábado no Chapadão da Bahia, voltamos a LEM (Luiz Eduardo Magalhães). E aí topamos na quarta com uma inversão a 1200 m, que não deixava que ganhássemos altura, e térmicas bem fracas. Uma situação bem estranha, em se tratando de LEM. Bem, com isso amanhecemos na quinta com uma certeza: de que não tínhamos acertado a semana...  E era dia de encarar mais uns 500 km com essa inversão nos assombrando, e voltarmos a Formosa. Decolamos ontem lá pelas 11 da manhã, e não deu outra. Não passava dessa inversão. 

A tênua linha marrom mostra a inversão

Com anel entre zero e 1 m/s, viemos "boiando". Chegando em Formoso, a uns 100 km de Formosa, deu pra sentir que a inversão havia ficado a leste, e conseguíamos subir mais. Eu desviei minha rota depois de Formoso, e pousei na Fazenda Panambi. Os outros pousaram em Formosa.

Uma semana inesquecível, onde o melhor foi, sem dúvida, a boa convivência entre o grupo. O ponto alto da Expedição. Esperamos que a próxima expedição chegue logo.

Nenhum comentário: