sábado, 13 de setembro de 2008

Luis Eduardo - Formosa - 477km voados

O dia 11/09, quinta, começou na tradicional “comitiva” de taxis para o aeroporto.   Silvestre Campe começou a filmar desde cedo, ajustando as fitas nos planadores, fazendo as entrevistas do dia a dia.  Todos encheram os tanques de combustível para o vôo de 400km, a meteorologia não prometia muita coisa.  Coloquei água nas asas, seguindo o exemplo do Egon e seu ASW22Ble.   O cinegrafista decolou antes a bordo de um tradicional avião J3 para filmar nossas decolagens, o resultado só ele sabe quando !

O início do vôo foi novamente difícil, voamos no azul , com térmicas subindo no máximo a mil metros acima do solo, pelo menos o vento ajudava já eu era de cauda.  Consegui uma sequência interessante, esticava nos arados e subia nos rios pequenos entre eles, áreas verdes sempre um pouco mais frias, disparando as térmicas.  Logo de cara, fiquei a 300m do chão, mas consegui subir.  O Ximango e S10 dispararam na frente com seus possantes motores de 4 tempos.  Aliás os 2 motoplanadores biplaces voaram em conjunto durante grande parte da viagem, apesar da grande diferença tecnológica  os 2 foram feitos um para o outro.  O S10 com seu planeio de 1`:50 não é páreo para o Ximango com 1:30 ... Mas a boa pilotagem de Bechelli e Admilson compensou em parte esta grande diferença.  Os dois planadores ficavam o tempo todo conversando no rádio trocando idéias para onde ir. 

Passageiro no S10, outro voador, ou pulador ????

Egon nos aconselhou a desviar da rota direta de Formoso, para evitar o grande vale, voamos bem apoiados em cima dos grandes arados da região, solo bem diferente do acidente relevo do NW da Bahia.  Por outro lado S10 e Ximango encararam o vale, voando 50km a menos que nós, e tiveram excelentes térmicas disparadas pelas rochas e costelas das montanhas.  Já os 3 planadores, ASH25, ASW22 e DG800 (eu) foram pelo solo mais apoiado, mas com térmicas sensivelmente mais fracas. 

Algo em comum com todos os planadores e pilotos, foi a zona total de registradores, GPS, fios da Câmera de Vídeo.   Sem falar que cada câmera fotográfica tem um SD card diferente, os aparelhos que levamos não conversam entre si, o Software do Computador de Vôo é Tcheco, o planador Alemão, o piloto Brasileiro, e ninguém lê manual algum !!! Como tudo isso vai funcionar ??? Voando com pé e mão !!  Isso quando o piloto não dorme em vôo, ou resolver devolver o almoço inteiro para o saquinho.  É a parte menos “elegante” do vôo a vela.

Todos conseguiram chegar em Formosa, mas para mim foi um feito em especial, pousei próximo ao por do sol, e não pensei que fosse completar o percurso sem motor.

Um comentário:

Anônimo disse...

installment disclosing intas inspired allocated cover suspicious iiiakanshame hepworth consequent fitch
semelokertes marchimundui