sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Bir - Primeiro dia de vôo

Fomos para Bir, 10minutos de caminhada, resolver papelada, várias copias do Visto & Passaporte, além de fazer 8 fotos tamanho passaporte, para autorização de voo e documentos do PWC.   Também compramos chip para o celular, e com tudo resolvido pegamos um taxi de volta para o hotel e para a rampa.  A decolagem fica ao redor de 2400m, leva 45 minutos para subir uma estrada terra/asfalto, no sistema Indiano de transito, ou seja buzina para todo lado.  Cobraram 400 Rupias, R$20 para o carro todo !!! O engraçado foi a conversa com o motorista, ele não entedia nada mas dizia sim para tudo, isso faz parte do jeitão indiano.




Caminhamos poucos minutos para a decolagem de cima, um pouco menos cheia, muitos pilotos já se preparando para decolar, foi o primeiro dia de tempo realmente bom, pois havia chovido a semana toda. Todas decolagens tranquilas com uma brisa bem alinhada.  

Vacas no interior sendo conduzidas ao lado da rampa de parapente que fica a 2400m , toda a região tem gente, casas, só na alta montanha que não vi moradias, devido ao frio do inverno, mês que vem começa a nevar acima de 3000, e Dezembro acima de 2000m

Logo após minha decolagem, me atrapalhei um pouco pois meu painel de instrumentos estava virado e a câmera fotográfica Sony caiu do suporte, mas tudo amarrado logicamente.  A camera ficou jogada dentro da selete, e consegui desvirar o painel.  O dia não foi forte, só peguei térmicas fraquinhas, muita gente em voo, aos poucos fui subindo, e depois de bom tempo resolvi iniciar uma pequena navegação para conhecer melhor a região. 

Casal Furuzawa pronto o primeiro dia de voo

Voei grande parte do tempo próximo a montanha que tem altura média de 3000m, e as térmicas desprendem sempre dos braços que descem das montanhas.  Fiz meu voo de ida e volta, uns 50km, sempre algum parapente por perto, estimamos que mais de 100 pilotos estão voando por aqui. Vi 2 parapentes no meio das árvores achei estranho, depois fiquei sabendo que foi uma colisão em voo, os 2 pilotos abriram com sucesso os reservas, e não se machucaram.  Um outro piloto lançou o reserva, e depois que viu que estava tudo bem, decolou do meio da montanha novamente !  E a Karina ficou muito tensa com esses eventos resolveu aterrissar no pouso oficial.  Explicou tudo no rádio mas ninguém entendeu absolutamente nada o mic de laringe.

Decolagem com bastante gente !!!

A noite tivemos apresentação de slideshow após o jantar sobre uma caminhada de 10 dias daqui até Manali de um casal de médicos americanos que se mudaram para Bir alguns anos atrás para ajudar as comunidades carentes, foi muito interessante.  Também marcamos aula de Ioga com o professor dos dos donos do hotel, advogado do sul da India, que resolveu se dedicar a Yoga.  



O vôo é sempre encostado na montanha, aqui dá pra ver como grande o desnível, vamos de braço em braço das montanhas, atravessando os vales, como este acima, que recebe água do degelo das montanhas do Himalaia.


Visão geral das montanhas



Nenhum comentário: