quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dia de visitar Baijnath

O dia de voo foi estranho com superdesenvolvimento cedo, ceu meio turbulento, tudo subindo no vale, a maioria pousou cedo, não valia a pena arriscar, então fomos passear. 

Como cuidar bem da vela, o sujeito ficou pelo menos uns 40 minutos dormindo em cima dela



Fomos visitar um templo indu próximo, uns 15 minutos de taxi. Fica em Baijnath é o templo de Shiva, que é um dos mais antigos do país.  Construído há 2000 anos, é realmente super antigo. 



Segundo as explicações que tivemos a pedra negra que é reverenciada dentro do templo é shiva sem forma, e foi trazido pelo rei de Sri Lanka (sul da India) há 3000 anos que o retirou do monte Kailash, mas em seu caminho de volta a pedra so seu reinado a mesma foi tirada dele, porque o rei já era muito poderoso, ficaria ainda mais, e não mais conseguiu levantar ela do chão, onde foi construído o templo. 

Vaca é considerada sagrada porque o Budismo Indu acredita que é a ultima reencarnação antes do ser humano, segundo as explicações da dona da nossa pousada

Família devota dentro do templo de Shiva

Ganesh representa com sua trompa a grande força e ao mesmo tempo a delicadeza de levantar uma agulha, com suas orelhas grandes escuta, e o grande estomago digere tudo

Muita devoção dá para ver no rosto das pessoas, creio que as imagens são bem fortes, e dizem bastante dos costumes locais.  Novamente nenhuma explicação em inglês, a sorte que a dona da pousada nos explicou antes o significado dos elementos do templo e a intensa devoção ao deus Shiva.

No mercadinho em Baijnath

Todos sorrindo, será que a Karina comprou muita pintura ??


Comida na rua sempre meio complicado na Índia

Vaca vira-lata, nos contrafortes do Himalaia elas são menores

Nenhum comentário: