terça-feira, 29 de outubro de 2013

Penultima prova do campeonato - India 2013

Prova 5
Apesar da meteorologia dizer que seria um dia sensacional, a realidade foi bem outra.  Minha decolagem foi horrível, decolei de alpina, corri bastante, a vela passou um pouco, mas no final deu tudo certo.  Fui o último que decolou da rampa de baixa, os outros tentaram, mas tiveram que caminhar para rampa de cima, e aí o vento não colaborou, Adnar demorou para decolar.   Como a maioria, tive dificuldades para subir, no final cheguei a 3200m (decolagem é 2400m).  E não conseguia subir mais, vi o pessoal largando e fui no embalo.  Bem complicado para o segundo ponto, pois o vale ainda estava com inversão, sem térmicas, pelas montanhas era única saída.  Vi um monte de gente baixo a frente, desviei, e no final a tática deu certo, fui voando encostado na montanha por vários kms.  Vi na minha frente um Delta2 fazendo o mesmo, o que me deixou um pouco mais tranquilo por voar perto das rochas e árvores a 2500-3000m, depois vim a saber que era o Debu, piloto local Diretor do Campeonato, que resolveu fazer um “voozinho”.

Para o terceiro ponto, fui pelo meio , nem vale nem alta montanha, não acertei bem a sequência e vi vários parapentes de alta me passando novamente, não peguei uma sequência boa de térmicas. O voo não foi bom, mas fui progredindo aqui e ali, um Icepeak não me deixou subir numa térmica... fiquei irritado, e fui em frente, o Chili3 sobe muito bem.  Os voos que fiz antes do campeonato me ajudaram muito aqui, pois já sabia +- como voar os braços das montanhas.  Entrou um cirrus forte que diminuiu bastante a atividade térmica.   Comecei o planeio final com -200m, ou seja fui voando na esperança de sustentação em frente.  E aos poucos zerei a reserva e cheguei em +200m, mas não era seguro, pois o sombreamento estava mais forte.  Próximo ao ultimo pilão ganhei mais 200m, e no final cheguei alto demais na chegada. 

Da classe SPORT chegaram apenas 10 pilotos, fui o #8, com um voo ruim de velocidade, mas pelo visto outros também tiveram problemas com a meteorologia confusa.  Dos 98 competidores 38 conseguiram chegar no gol (ou goal ?) voando os 68km da rota do dia.

Nenhum comentário: