segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Prova 4 subimos as 0800

Inventaram de pegar a gente as 08:00 para subir a rampa, tivemos que abandonar a aula de Yoga, ou seja não dá para fazer tudo.  Estava bem mais frio, mas montaram mais uma prova de 50km aproximadamente, decolagens a partir das 10:40 e largada para prova as 11:40, eu decolei as 11, e deu tempo folgado de subir até a base ao redor de 3200m.  Evitei um pouco a enorme quantidade de parapentes, e subi nas térmicas com menos gente.  E aí vejo um parapente descendo rapidamente, de longe parecia orelhas, mas fiquei depois sabendo que era gravata nas duas pontas, e o parapente  “parachutou” , o piloto lançou o reserva e pousou bem na parte alta da montanha.  Alguns minutos depois um outro reserva foi lançado, mas não tive informação do que havia acontecido.


Longo planeio para o primeiro pilão após a largada, o ar parecia morto... Mas com muitos parapentes a frente, grande maioria mais veloz, consegui ver bem como estava a massa de ar, alguns desviaram bastante pela direita para voar nas montanhas, mas e resolvei ir mais na proa do ponto, pois no parapente grandes desvios só valem a pena para sobreviver em voo.  E acho que deu certo, pois próximo do ponto peguei uma boa térmica, na volta, foi mas complicado, pois ainda era 12: xx ou seja o dia não estava totalmente desenvolvido no vale, só nas montanhas funcionava melhor, e o ponto no vale exigiu uma boa estratégia, eu fui um pouco para as montanhas, e chegando um pouco mais alto que outros parapentes, subi bem.  Enfim a descrição do voo é meio chata... Então vou pular para o final... O Flymaster indicava planeio final com 400m de reserva, mas ele usa a média do resto do voo, e tinha contra vento, então não tinha certeza se iria funcionar, em cima do ultimo ponto peguei uma térmica de 2,5m/s, dei 2/3 voltas, e com 600m de reserva fiz o planeio final, de 8/10km.  Decisão errada, cheguei com 500m de reserva em cima da chegada !!! Mas consegui completar a segunda prova válida e pousar em no goal oficial, foi ótimo para mim.  Antes das 15:00 já estava no chão e o superdesenvolvimento de um enorme CB já se fazia notar, com um grande sombreamento.

Entendi o porque de subirmos tão cedo para a rampa, a meteorologia previa a instabilidade, e com isso conseguiram garantir uma 2 prova válida.  Já na cidade, vi um parapente lançar mais um reserva, não entedi porque, estava voando reto... parecia tudo certinho.   Muita gente em voo, além dos 100 competidores, mais uns 100 pilotos voando “free flyers”.  Está sendo uma ótima experiência para mim, primeiro campeonato que voo fora do Brasil, estou com uma vela EN-B mas mesmo assim estou conseguindo completar as provas, já está ótimo !!!


Já a Karina fez um voo local, não quis partir para o Cross, o Adnar também completou a prova, então todos em casa. Nosso amigo brasileiro gaúcho/Indiano Gopala se embananou com o Flytec6020 e acabou pousando no meio do caminho.


Nenhum comentário: