quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mc Leod Ganj - Dalai Lama City

Dia 7

Neste dia já estávamos propensos a descansar um pouco, e com aumento da umidade, organizamos nossa ida para a cidade acima de Dharmshala, chamada de McLeod Gang, que é onde fica o Dalai Lama.  Levamos quase 2h para cobrir os 50+km até lá, pois as estradas nessa região da Índia são o caos total, os carros não podem passar de 40km/h, pois tem de tudo na rua.  Passamos por dentro das pequenas vilas, com todo o comércio de frente para estrada, e como as ruas não são largas e calçadas inexistentes, dá para entender porque nossa velocidade média foi de 25km/h, de carro !!!  Também não adianta ir de trem, porque apesar de existir, ele é mais lento que os automóveis... 

Estrada para Dharmshala

Andamos pelo templo do Dalai, que não estava lá, e entendemos um pouco mais da história do Tibet e do Budismo praticado lá.  A invasão do Tibet pelos Chineses em 1952 (aprox.) resultou no êxodo em massa para o norte da Índia, pois na época de Mao começaram a matar os monjes, a literalmente destruir toda a cultura religiosa do pequeno país das montanhas.  Pelo que entendi Mao detestava religião, para ela era o símbolo do atraso do China, o Budismo praticado na China vinha do Tibet, inclusive porque o primeiro Dalai Lama havia sido nomeado séculos antes por um poderoso rei da China, ou seja os 2 países com histórias bem interligadas.  E pela visão dos Indus/Tibetanos, os chineses precisavamo cortar pela raiz a influência religiosa do Budismo que atrapalhava  a adoção plena do comunismo na China, o resto já sabemos pela história. 


Feirinha e lojas de todo tipo de lembranças para turistas, de tecidos a lembranças caríssimas feitas de bronze.  Uma guia turística inglesa que pela nossa camiseta viu que éramos pilotos, puxou conversa, porque ela voa também, no sul da França, acabou passando muitas dicas de atrações turísticas nos próximos destinos após o Himalaia, tão detalhista que escreveu tudo numa folha de papel na medida que ia falando, tivemos novamente sorte.

Um grande desmoronamento na estrada subindo para Mc Leod Gang


Fomos num restaurante tibetano na cidade do Dalai Lama, mas o que eu pedi "Momo" nada mais era do que guioza ao vapor vegetariano, levou muito tempo a comida e foi engraçado ver os monges bebendo coca cola. 

Arroz vendido em embalagens que mais parecem detergente de supermercado 


 Na loja de quinquilharias estavam tentando vender a tigela que vibra, demonstrou umas 20 pelo menos, mas no final ninguém levou nada

Cidade do Dalai, Mc Leod Ganj está cheio de albergues e hotéis baratos, cheio de turistas de todos os cantos do mundo.  Muitos jovens mochileiros, e propaganda de cursos de todos os tipos.  Ruas estreitas com lojinhas por todos os lados, baratas e caras.  No final tivemos a sorte de conversar com uma guia inglesa, que nos passou todas as dicas para Agra e Jaipur, inclusive escreveu tudo numa folha de papel, que serão nossos destinos depois de voar aqui no Himalaia. 

 Para quem quiser dar aula de Yoga


Nenhum comentário: