domingo, 13 de outubro de 2013

Preparativos para Bir Billing

Como se preparar para voar em Bir-Billing, li os poucos textos disponíveis na internet, que me deixaram um pouco mais ansioso.  Será frio ou calor ? Qual clima esperar, parece que será tudo muito diverso, pois no chão faz calor, ou pelo menos a temperatura é agradável, mas se passarmos de 3000/4000m, a temperatura lá em cima começa a ficar um pouco amena para quem está acostumado a voar nos trópicos.  Fiz minha mala com uma miscelânea de roupa, pois não adianta perguntar a um Tibetano ou Indiano de faz frio, pois eles tem outra sensibilidade ao assunto que nós Brasileiros acostumados a voar no calor total. 

Mas algumas medidas eu tomei, levando meias grossas de lã, protetor de pescoço, luvas de esqui, balaclava, casaco mais pesado além de segunda pele para o corpo todo.  Já o Adnar comprou umas pastilhas que aquecem as mãos, usado pelo pessoal do esqui.  Tudo isso porque não conhecemos bem o local, e as informações que vem para nós não são as mais fiéis.  Saco de dormir para -10 Celsius, lanterna, comida extra... e assim por diante, sem exageros.

Iremos voar na "frente" da cordilheira, ou seja sempre apoiados no vale onde corre a rodovia principal da região, e portanto com mais apoio tanto para pouso como para resgate, pois tem linha de onibus, taxi, enfim uma população existente.  Existe sempre o desafio de voar para o Norte das montanhas, porém é apenas aconselhável para os mais experientes no local e preparados para caminhar bastante ou eventualmente passar uma ou das noites dormindo na montanha na eventualidade de um pouso prematuro.  Eu acredito no aprendizado passo a passo, então é improvável que voemos na "parte de trás" das montanhas.  

Alexey , da revista XCMag

Saiu na revista XC   o relato de um piloto Russo que conseguiu após muitos anos fazer uma sequência de vôos em uma semana de 400km+ pousando na alta montanha, mas isso é para quem tem muita experiência na região, e porque não, coragem.  O tipo de voo é chamado de vol-biv ou bivouac mesmo, onde o piloto leva mantimentos, barraca, etc, e pousa nas montanhas, de modo autosuficiente.   Na reportagem da revista, ele cita que desde 2000 sonhava em fazer esse "tour" pelas montanhas mais inóspitas.  Enfrentou temperaturas baixíssimas a noite, meteorologia complicada, uma aventura e tanto.  Acho que desta vez ainda não faremos isso :)

Na foto acima dá para ver os detalhes, como o pequeno casulo (azul) onde ele coloca as mãos para proteger do frio, essencial para os voos a 5000metros ou + na alta montanha.

Bir Billing fica no norte da India, na província de Himachal Pradesh no pé do Himalaya, local mais conhecido da India para o voo de parapente.  A pequena cidade é cheia de mosteiros fica na região chamada de  Colonia Tibetana.  Povoada por grande quantidade de Tibetanos que fugiram do país vizinho, após a invasão Chinesa. Wikipedia explica com mais detalhes.

Aqui dá para ver bem que iremos voar "na frente" das montanhas

Nenhum comentário: