quarta-feira, 2 de julho de 2014

Chelan Dia # 2

O vento norte é o mais rotorizado de Chelan, algumas asas deltas decolaram e foram direto para o pouso, em cima do rio tentaram subir, mas estava bem fraco.  Infelizmente uma asa embicou na decolagem, e estragou bastante, o piloto saiu bem, mas com isso pararam de decolar na face NE.  Eu fui dormir debaixo de um árvore a espera da condição melhorar.  Um bom tempo depois começaram novamente as decolagens.  Pasmem, decolamos na face sul, olhando para o lago, pois o vento Norte dá a volta na montanha pelos 2 lados, com o aquecimento desta região fica mais fácil decolar para o sul apesar do vento norte predominante.  

No fundo a região plana de vôo, após o rio Columbia, foto tirada proximo da decolagem 

Fui um dos ultimos a decolar, e foi paulada para todo lado, consegui subir logo na saída, mas depois afundou muito, o parapente Delta2 da Lillo (colombiana) levou um colapso de 70%, o Alex afundou muito e levou um front grande a bordo do Carrera.  Ambos pousaram no pouso oficial "junkyard" (ferro velho).  Meu voo foi bom, ao redor de 1h30, mas não consegui fazer cross, pois teria de ser no contravento eu avançava muito pouco.   Depois de muito tempo fiquei na vertical do soccer field, o pouso oficial muito bonito, mas não conseguia descer, quando finalmente achei uma boa descendente fiquei rodando ela.  Porém vi a bandeira americana tremulando, ou seja vento forte de térmica, e comecei a subir novamente, até para evitar pousar com o vento forte.  A asa delta que estava na aproximação fez a mesma coisa. 

Caminhão do Zack, que cuida das decolagens

Carta aeronáutica mostrando a região de voo 

Algum dos pousos proximos a decolagem, sendo o Soccer Field o melhor de todos !

Apesar de ter voado um bom tempo , ainda não consegui me acostumar as térmicas ultra fortes daqui, mas pelo menos não levei nenhuma fechada grande, mas tem que trabalhar a vela o tempo todo.  Pelas informações obtidas, uma vez cruzado o rio para o lado plano, melhora um pouco a condição, menos turbulento.  

Asas esperando o tempo melhorar para decolar

Dust Devils
Um piloto me contou que conseguiram contar 75 dust devils na região plana, com o forte gradiente térmico aliado a plantações de trigo já altas nessa região formam um colchão de ar quente maior que o normal,  potencializando os dusts.  Existem alguns dusts que são maiores, chamados de "Indians", que tem o dust forte central e vários filhotes ao redor, esses tem que ser evitados 150%. 

Nenhum comentário: