terça-feira, 8 de julho de 2014

Chelan finalmente deu voo

Finalmente um voo decente, atravessar o rio columbia pareceu a travessia do Rio Nilo, mas desta vez estava bem alto então não foi complicado.  Espessa fumaça na parte oeste preocupava a todos, vi o fogo de longe, gigantesco, ainda bem que não cancelaram a prova, pois na região, uns 30km daqui já estavam em nível de evacuar a pequena população local. 

Todas as fotos do Alex Miranda, eu não levei a camera.  

Prova com largada distante, levei mais de 1 hora para chegar lá, e por um pouco de sorte, consegui ficar alto e larguei quase no primeiro pelotão.  Acho que devido a queimada resolveram deslocar a largada, não sei, mas foi interessante.  Base chegou a 2800m em alguns momentos, tudo térmica seca, mas altura média foi ao redor dos 2500m.  Terreno a 800m do nível do mar na média com canions incríveis, bem árido, mas com plantações de trigo por grandes regiões. 


Das velas voando muitos Icepeaks na classe open e também Deltas na classe sport, também vários Peaks que voaram ao meu redor.d  Chili3 só vi um azul, mix de velas na Sport um pouco diferente que no Brasil, pelo menos na Sport.   Condição não estava turbulenta como nos outros dias, mas foi muito importante fugir das fortes descendentes, teve gente que ficou muito baixo no caminho, eu consegui manter um ritmo sem grandes roubadas.  Minha velocidade não foi a melhor do mundo, mas consegui andar bem, terminei em #5 na Sport (provisório) e #13 na geral, pois no primeiro dia eu preguei.  Fui xingado em voo por um IP7, que não conseguia me despachar de jeito algum, e disse que eu tinha fechado ele na térmica,  e quase peguei ele de novo no planeio final kkk.



No planeio final apesar de ter 500m de reserva a 7km fora, entrei em -100m !!!! Descendente e vento de frente, desviei bastante para direita, já proximo ao aeroporto (goal) de Waterville, e derrepente começou a subir tudo ! Poderia ter voltado a Chelan voando, pois mesmo ao redor das 17 quando cheguei ainda tinham fortes térmicas, mas como eu não sabia do regulamento local, resolvi pousar, depois me falaram que eu poderia ter voltado voando, seria bem melhor que a van apertada que peguei, e teria dado uns km a mais de voo. 


Muito tempo de voo, 5h40 , 104km OLC , com triangulo de ... não sei hehe !!  Foi um longo e feliz dia de voo.   Tem mais 3 "Brazucas" voando aqui, da região de Boston, os mineiros Alex e Roberto também chegaram no goal, com Carrera e Mantra, já o Robert voando um Nevada, ficou no meio do caminho.

Hoje talvez ire aparecer no sistema de visualização de voos em tempo real, pois eu não tinha enviado o código do spot/delorme, o link é: http://xcfind.paraglide.us/comp.html?id=71  como aqui é -7UTC (-4h Brasilia), então ninguém irá olhar pois será o jogo Brasil vs Alemanha !!!!!!  De forma alternativa, tem o https://share.delorme.com/thomasmilko que mostra apenas o meu tracklog.


Para quem gosta de ver os resultados... http://flyxc.org/Chelan2014.html

Nenhum comentário: