quinta-feira, 10 de julho de 2014

Chelan Prova 3 + Pica Pau

Prova #3 

Decolagens levaram uma eternidade, pouco vento, pessoal levava muito tempo para inflar a vela, especialmente as velas de 2 linhas, chamadas de competition.  Acho que fiquei quase 1 hora na fila, teve uma pilota que começou a passar mal de tanto calor, pois estamos vestidos para o frio de base acima de 3000m.  Minha roupa esquimó é: camiseta, camisa de manga comprida, casaco leve de pluma, um casaco de nylon fino por fora, balaclava e 2 camadas de luvas... (segunda pele e normal de voo).   Confesso que exagerei um pouco, mas não passei calor em voo não.  

Prova do dia


Resultado dessa palhaçada de fila demorada foi que, após eu decolar, estava bravo, peguei uma térmica de 4.1m/s na cara da rampa e fui para 2400m, altura suficiente para cruzar o temido rio columbia (onde não existe térmica).  Vale salientar que dos 15 pilotos de prioridade para decolar apareceram 27, ou seja tem gente aqui querendo dar um jeitinho também, segundo rumores que escutei ontem a noite.  Novamente a largada estava bem deslocada, 10km da decolagem, como estava atrasado, sabia que seria difícil largar com o primeiro pelotão, quando a faixa/janela foi aberta para o início da prova, eu estava bem posicionado, mas 1000m abaixo da base, ou seja não foi uma saída muito boa não. 

O voo teve térmicas gordas, e algumas um pouco turbulentas, mas nada mais forte do que temos no Brasil, parecia muito o voo no planalto central Formosa/Jaraguá, onde eu já voei.  Levei uma fechada assimétrica um pouco maior, mas tudo foi corrigido a tempo,  a maioria das térmicas uma vez centradas subia muito bem de forma consistente e suave, térmicas acima de 3m/s foram a regra do dia, com vários 4m/s, e alguns 4.8. m/s.   

Incêndio Florestal 
De uma região próxima jogou muita fumaça em cima do ultimo ponto de virada antes da chegada, foi feito um TFR (Temporary Flight Restriction) de 5milhas para que os helicópteros e aviões de combate a incêndio pudessem combater o fogo que se alastrava, zona de restrição passava próximo do nosso ponto, mas não em cima.   Eu ganhei toda altura que podia antes de entrar na fumaceira, pois sabia que o filtro de térmicas seria forte, mas mesmo assim vi parapentes a frente girando térmica, claro que mais fracas.

Fumaça que nos atrapalhou

Quando estava na parte mais espessa da fumaça, vi a minha esquerda um vela Boomerang9 brigando, ou seja tinha uma gravata grande, e o piloto tentando “resetar” a vela, full stall que saiu todo torto, e eu assistindo de camarote... Acho que ele perdeu quase 1000m quando finalmente conseguiu voar limpo novamente.  E como é uma vela bem mais rápida que a minha foi na minha frente, mais baixo para o ponto.  Nessa hora resolvi aumentar o volume do rádio, e comecei escutar intensa comunicação, a prova havia sido suspendida, mas tinha gente discutindo contra a tal suspensão... Resolvi ir para o ponto, e depois ver o que fazer... 

Voltando no resgate, Japonês não sabia falava inglês algum !!!!

Tudo foi ficando mais escuro, e já tinha planejado meu pouso, em cima de um morrote com estrada de terra ao lado, psicologicamente preparado para um resgate mais demorado.  Mas eis que a 200m do ponto o Boomerang pegou uma térmica de 1m/s, deu 2 voltas e foi embora !!! Eu entrei nela a 1200m e sai a 1600m, com altura confortável para chegar de volta na região plana que ficava a 800m de altura do nível do mar. 

Pouso
Tentei chegar no aeroporto de Waterville, mas o planeio final não dava altura suficiente, então pousei num arado com umas árvores ao lado.  Ótimo pouso, alguns passos e estava debaixo de ótima sombra, com várias lápides ao lado.  Dobrei a vela próximo a heróis de outra época que descansavam eternamente.

E com uma ótima surpresa. 

Sim o PICA PAU existe !!!! Quantas vezes vi o desenho animado que foi criado na década de “40 do século passado, programa gira em torno do Pica-Pau (Woody Woodpecker, no original), um pássaro maluco que vive se metendo em confusões e vivendo aventuras, com seus diversos amigos e inimigos (wiki).   Estava ele lá com medo de um pano vermelho estranho encostado na árvore dele, protestava bastante, com uma ótima musica para os ouvidos e de vez enquanto olhava para fora. 

 E ele estava curiosos, mas com muito medo

Pousei no arado a direita do cemitério, a sombra foi bem vinda

Aos poucos ele foi perdendo o medo, aqui já estava com a vela na mochila...

Depois de dobrar a vela em cima de alguns túmulos do cemitério, por sinal muito bonito, vi a Van passando longe na estrada, esta não parou mais a terceira veio até a entrada e meu resgate estava concluído.  Coletamos mais alguns pilotos e fomos de volta para Chelan.   

Pousei neste arado, e a Van meu procurando, não... continuou em frente HEY WAIT FOR ME !


Houve muita discussão sobre a validade de ter parado a prova por causa da fumaça, houve até um protesto coletivo para organização, contra a parada da prova , pela pressão de determinado piloto.  Mas no final a comissão de justiça, que reuniu-se rapidamente, recusou o protesto confirmando que a decisão havia sido correta.

Chili 3 vermelho aos poucos vai sendo conhecido por aqui também, na categoria SPORT terminei em segundo, que foi uma ótima colocação para mim.

E o por do sol aqui é sempre tarde, depois das 9 da noite

Nenhum comentário: