quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Chegada em Salta

No domingo fui checar todo equipamento eletronico, e descobri que meu IPAQ não ligava de jeito algum.  Desespero total, mas logo depois consegui 2 emprestados, agradeço antecipadamente o Felipe Dantas e o Renato Tsukamoto pelo empréstimo, isso no Domingo de manhã no meio de um feriado com tempo maravilhoso em São Paulo.




Como toda viagem o início é sempre um pouco conturbado.  A conexão para Salta foi muito ruim fiquei 7 horas em Buenos Aires esperando o vôo da Aerolíneas, que ainda atrasou 1 hora.  Recomendo aliás quem tiver que ir para Argentina e fazer voos internos olhar a LanChile, ela virou concorrente séria ao monopólio da Aerolineas/Austral.
 
O revoltante foi não poder registrar Receita Federal o PC, e alguns equipamentos, só começam a trabalhar as 08:00 da manhã !!!

No vôo para Salta bati papo com o vizinho, que planta Tabaco na região, e estava mascando umas folhas... Conversa vai conversa vem, eram folhas de coca porque ele tinha medo de voar.  Disse que mascava o tempo todo para aguentar o calor e a falta de ar gerada pela pouco oxigênio acima de 2500m.  Sugeriu eu testar isso para voar de planador !  Acho que os voos iriam ser mais alegres com umas folhas na boca.

Em Salta Eduardo Rocco e Dalva Prado me aguardavam no apertado terminal de passageiros para os 2 voos de Buenos Aires que chegaram ao mesmo tempo.  Fomos jantar direto no calçadão de Salta muito bonito por sinal.  Cidade com várias praças , e monumentos históricos, mostra todo seu legado espanhol, sendo inclusive bem cuidada.



Seca total na região nos ultimos dias a temperatura tinha passado dos 40 graus, mas felizmente no dia seguinte a minha chegada, amanheceu com 18 graus, passou uma frente fria seca.  Aqui as frente apenas "roçam" as montanhas, a maioria desvia para o leste e vai para o Brasil mesmo.



Porque SALTA ?

Sempre me interessei pela Cordilheira dos Andes, mas não tinha voado nesta região no Noroeste da Argentina.  Sabia que não haveria a "onda" pois ela desapareça um pouco ao Norte de Mendoza, devido a rotação dos ventos do sistema de Alta pressão do Pacífico.  A região tem latitude similar ao PR no Brasil, um pouco mais perto para vir de automóvel, apenas 2700km de São Paulo.  Explorar novas fronteiras é preciso ! Com a visita a San Pedro de Atacama 2 anos atrás, realmente fiquei com mais vontade ainda de visitar a região.

Nenhum comentário: