sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Chos Malal (Província de Neuquen)

Fomos para pista um pouco mais tarde, não havia vento, céu azul, parecia um dia tipico de térmicas.  Na pista conversamos bastante com o Jefe do Aeroporto, o sempre simpático Custódio Gutierrez.  O terminal de ChosMalal está mais bonito, bem mantido já que a empresa American Jet Argentina voa 2 vezes por semana desde Neuquen, com um Dornier 28.


Direto de Neuquen a Chos Malal 2x por semana



Estacionado em Malargue, que só tem voos comerciais no Inverno (Las Leñas)

Quando o Dornier estacionou no pátio, já vi que era boa gente, pois o piloto não jogou vento em cima do DG, deu a volta pelo outro lado.  O piloto, Eduardo Rosembrok voou onda em 1991 de Jantar, na epoca dos inciantes, e contou muitas histórias boas, da época dos pioneiros, contou que ficou baixo várias vezes.  Também que tem alguns locais na cordilheira del viento, que chamam de "plumeros" pois as aves sao destroçadas pelo vento muito forte, inclusive o IS28 biplace que se acidentou anos atrás, foi num desses locais.


Decolei logo após o Dornier ter feito uma decolagem "Stol" vazio, em menos de 200m, depois coloco n oYouTube, muito interessante !!!

E não é que pego onda logo depois ???? Subi bem e rápido.  Fui para a Cordilheira do Vento, e depois para o Domuyo, subindo bem e rapido, para o FL195 o máximo permitido ... (...).  Em alguns momnetos ultrapassei um pouquinho por puro descuido, por estar comendo uva passa, batendo fotos, etc...

Vi as geleiras dessa enorme montanha, e vale ler um pouco deste trecho: "El Domuyo es una imponente montaña de la que nace la Cordillera del Viento, en el norte de la provincia patagónica argentina deNeuquén. Con una altura de 4.707 metros es la montaña más alta de la Patagonia, su nombre es de origen mapuche y significa Que tiembla y rezonga, debido probablemente a su actividad geotermal. Se lo conoce como "El Techo de la Patagonia".

Domuyo , 4707metros acima do nível do mar !

Mas o voo no geral foi tranquilo, fui para o sul depois de ter passado pelo Vulcão Domuyo, que fica a norte, sempre trabalhei bem a altura, para não ficar a menos de 4000m, pois nao queria os apuros que passei no passado, e com muita calma consegui me manter alto.  Para ir da onda secundária para a primária, perdi uns 2500m, mas consegui conectar novamente proximo a Caviahue, com sua lagoa que parece um dente molar.


MAis neve este ano na Cordilheira nesta parte da província de Neuquen

Pelo lado de Aluminé, fiquei um pouco baixo novamente, apoiado na pista de terra, mas com muita paciência consegui subir, resolvi não entrar na CTR Chapelco, e sentia que estava na hora de voltar.  Camelei um pouco, mas voltei bem.

O lago de Aluminé, no canto esquerdo uma pequena pista de cascalho, para emergencia serve !


Na cordilheira del viento, lenticulars animais !! Subi com mais de 9 m/s impressionante, fui até o vulcão e depois queria pousar.  Mas não consegui voltar para ChosMalal, só subia, e tive a INFELIZ idéia de passar perto da enorme lenticular.  PAra que ?  Muita turbulência dos rotores, resulado proa W, e subi de novo, sem querer, para 8000m !!! Depois abri o spoiler, pois estava com muito frio, o termometro do planador não marcava mais a temperatura, depois de -21 Graus Celsius o termometro do LX8000 entra em pane.


Lenticular linda !!! Cordilheira del Viento

O sol das 17 já é bem mais fraco, pus mais uma luva, fechei a malha que tinha, e fui na proa SW para sair da Cordilheira del Viento.  E quando estava um pouco mais baixo com 3000m  de reserva com Anel em 2, voltei para Chos Malal, estava 80km fora.  Aí apertou o frio, pois com o sol atras não batia sol no planador.  Bati os dentes... E no través da pista começou a subir novamente !!!


Quase "guardei" nas nuvens a mais de 6000 metros

Resultado do voozinho do dia, 808km via OLC !!!  Um pouco menos que 7 horas de voo, isso porque decolei quase as 13:00, grande parte do voo entre 5000 e 6000m, o tempo todo no oxigenio.  O mais importante foi a segurança do voo, sempre alto e apoiado.  Poderia ter feito muito mais distancia, mas a segurança não seria a mesma.

Ps. esqueci o cartão de memoria no planador...



Um comentário:

Anônimo disse...

Fotos e Voos Fantásticos !

Bechelli