terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dia Terrível (Chilecito -> San Juan)

No trecho de Chilecito a San Juan a visibilidade estava muito ruim, além de um céu azul sem nuvens marcando as térmicas.  Foi o trecho de voo mais difícil sem dúvida, pois tive que não apenas no belo vale cheio de parreiras (uvas) impousáveis, mas sim em cima de montanhas e vales complicados.


Saindo de Chilecito, ainda algumas plantações

A Sierra de Sañogasta eu não conseguia cruzar tinha que subir muito mais.  E o terreno era alto, ou seja havia um altiplano relativamente largo de 25km com 2500m de altura, com a Serra de Talampaya encostada (tem um parque nacional muito bonito de mesmo nome).  Sem altura de segurança para o outro vale, não dava para arriscar, sem nuvens, com vento forte e sem alternativa de pouso.  Então continue voando na encosta onde estava por mais 70km.  Próximo estava a entrada do Parque Nacional de Ischiliguasto, com vale da Lua, dá para imaginar como é o terreno para nossos planadores "casquinha de ovo".

Comentários:
Ischigualasto es el único lugar en el mundo donde hay una secuencia completa de sedimentos continentales con abundantes fósiles en un lugar con depósitos continuos durante todo el periodo Triásico. 
La Hoyada de Ischigualasto es un valle desértico y agreste con poca vegetación, temperaturas extremas y un viento casi permanente. Pero también es un lugar mágico donde se puede caminar a través de 230 millones de años.  
E um link resumido, e outro mais científico.


Ao sul dessa cadeia, consegui entrar a direita, numa quebra de montanhas que parecia que haveria um vale bonito em seguida, a visbilidade não estava muito boa, então tinha que ir tateando mesmo.  Um pouco antes da Sierra del Vilgo, fiquei realmente numa situação dificil, estava voando a menos de 600m do solo, difícil de achar térmicas, e nenhuma alternativa de pouso.  Fiquei pensando que se decesse a 500m iria tirar o motor, e se ele não pegasse... Teria de saltar de paraquedas, pois só havia pedra embaixo.  Andando um pouco em frente achei uma casinha, com está na foto baixo.  Fiquei muito mas muito tenso nessa região.


Vale da Sierra del Vilgo, ou da morte literalmente, no circulo o unico sinal de civilização por muitos km


Aliás, parece que nesta Sierra del Vilgo caiu um C047A da Aerolineas Argentinas, em 1954, tentava ir de Mendoza a Córdoba, mas teve que desviar por mau tempo, neste link tem um pouco mais da história




Um pouoc mais adiante consegui subir, mas o terreno não melhorou muito não

Finalmente avistava um enorme platô plano, mas era estranha a visibilidade, pois via uma mudança de cores, mas e as plantações ? Estrada vi uma, e vários zig zagues, que nada mais eram que os rios totalmente secos.  Um grande deserto ao norte de San Juan, estava 80km do destino, novamente ficando baixo, e tarde no dia. Foi outro pedaço um pouco mais difícil, mas aos poucos consegui entrar no cone da pista de Las Lajas, a unica antes da capital da província, que tem o mesmo nome (San Juan).  Deveria ter ido para a montanha do lado esquerdo (Leste) mas estava tarde, e pensei que não daria tempo.  Fui voando entre 600 e 1000 acima do solo, que desceu para 600m acima do nível do mar, só faltava um dinossauro sair voando, tamanha aridez do local, próximo a uma capital, sem sinal humano ou de vida algum.


Deserto ao Norte de San Juan (Provincia de San Juan)

Note a poeira erguida pelo vento do lado direito da foto, e abaixo os rios secos

Nenhum comentário: