quarta-feira, 10 de junho de 2015

G Force Day


Fiz amizade com o vizinho da frente que tem um motorhome igual ao meu na teoria.  Ele customizou um monte de coisa, provavelmente ficando várias semanas pensando, parafusando, comprando todos os pequenos gadgets.  No meu caso complica um pouco, pois comecei a dormir na “Kombi laranja” no dia que peguei ela.  Mas aos poucos estou melhorando alguns detalhes aqui e ali, claro que tenho menos tralhas que eles, por enquanto pelo menos.  

Ainda não estava com vontade de voar, então observei os pousos de alguns alunos holandeses as 9 da manhã, e comecei a pegar as dicas do local com o instrutor que acompanhava seus alunos.  Cuidei um pouco das minhas coisas, lavar roupa (precisa... ) limpar a casa e talz.  Claro que fui ao Paraglider Shop local, e fiquei conversando com o pessoal, testei a selete Lightness 2 da Advance, a tentação de voar com equipamento leve é grande, quem sabe mais para frente. 

A tarde infelizmente escutei um helicóptero baixo, que pousou aqui do lado, é o quarto resgate que vejo em 1 mês de viagem, um piloto reagiu de forma errada próximo ao pouso, e estolou (stall) a baixa altura.  Estava já arredondando para pouso quando pegou uma térmica/vento e em vez de levantar um pouco a mão deixando a vela flutuar, apertou mais ainda o freio, aí ... Era uma vela Ion2 da Nova, portanto mais simples de voar, e era um piloto com alguma experiência de voo, portanto todo cuidado é necessário. 

Almocei bem leve pois estava se aproximando o horário do treinamento de espiral, esta manobra é usada no voo de parapente em caso extremo para descida rápida ou pelos pilotos de acrobacia em suas bonitas manobras.  O detalhe que neste caso a força da gravidade aumenta rapidamente, sensação que deve ser controlada, pois em casos mais extremos o piloto a perder parte da visão (grey out) e até mesmo a desmaiar (black out).  Todos que foram em montanha russa já sabem um pouco qual a sensação, mas aqui estamos numa espiral e precisamos controlar tudo.


Encarei o treinamento em nome  da segurança de voo, pois apesar de gostar muito de voar, já tentei fazer acrobacia com aviões, tenho uma rápida intolerância a força G, fico com estomago embrulhado rapidamente.  Mas sair da zona de conforto é necessário para novo aprendizado. E acredito também que o bom treinamento ajuda a reduzir os riscos de acidentes especialmente no voo de parapente.


O G Force Trainer parece mais um brinquedo de parque de diversões, meu xará Thomas começou a explicar o treinamento para efetuar a espiral e com lidar com o aumento da força da gravidade, que chamamos de “força G.”
- Respiração forçada pela boca, assoprando com força
- Cruzar e contrair as pernas, pressionar contra selete 
- Posição da cabeça e do tronco, sem curvar para frente
- Posição do tronco, sem inclinar demais
- Fixar um ponto no horizonte olhando para o lado da curva
- A manobra em si 

Vai o primeiro alemão, faz 3 sequências, depois minha vez e eu já com frio na barriga, pois sabia o que viria, já fiz espirais em cursos de SIV mas desta vez seria diferente. Dito e feito, a sensação foi terrível na primeira rodada com apenas 2.5 Gs.  Estomago daquele jeito e eu querendo não fazer a manobra, mas aguentei firme girando girando naquela maldita máquina.  O início da manobra, portanto aceleração é muito pior, uma vez estabilizado na espiral com a força G constante diminui a sensação de enjôo.  Foram poucas voltas e ele falou para sair da espiral.   Já me sentia um pouco embrulhado...  Instrutor comentou meus erros, fez as correções e lá fui novamente, ai ai ai ai.   

 Painel de comando, com instrutor Thomas a postos

 Mais explicações

Nesta segunda rodada (literalmente) melhorei bem os comandos de entrada e saída da espiral.  Na terceira vez, aumentou para 3,5Gs, mas curiosamente já estava com menos pânico, sabendo o que esperar, e não me senti tão mal.  Quando saí da cadeirinha (selete), estava um pouco tonto, e levei um bom tempo para me recuperar.  Ainda observei o terceiro aluno fazendo seu treinamento.  E depois vimos vários vídeos do que não deve ser feito, mostrou a deformação da vela do lado de fora da curva, várias acrobacias etc etc... 

No G force respirando fundo !!

Em seguida voltou um piloto que voa uma vela B intermediária, para girar com 6G e depois 7G !!!! A velocidade do giro é impressionante, e ele tirou de letra, talvez um piloto de acro nato ? Mas me falou que não tem interesse, pois já tem mais de 60 anos, etc e talz.  Mas ele gosta da sensação, entra e sai tranquilamente desse forte giro.   

Hoje ficou mais uma etapa para eu girar... vamos ver se após o voo de teste crio coragem e vou lá novamente, mas o curso intermediário está totalmente fora de cogitação, sei que não devo ter atitude negativa sobre o assunto, até acho que na rodada de hoje estarei mais relaxado, pois na ultima meu corpo já se acostumou um pouco mais, que foi justamente o objetivo de efetuar esse treino.   

Agradeço meu vizinho do camping Hans de tirar as fotos, que mostram meu rosto concentrado/tenso/apavorado !!!!

Nenhum comentário: