domingo, 14 de junho de 2015

Greifenburg Test Flights


Algo que nunca tido oportunidade de fazer, desta vez foi em dose tripla, ou seja a cada dia voei com vela diferente aqui em Greifenburg, que é o “Flugeldorado” (eldorado do vôo), no SE da Austria. Sobe-se de van a Eur 8 por pessoa, vi pelo menos meia dúzia, que levam pilotos de parapente e asa delta.  Lá em cima tem uma taxa diária de Eur5.-, tem restaurante, banheiros limpos, estação meteorológica e assim por diante. 


Sigma 9 da Advance foi o voo no primeiro dia, com minha selete Gin Race 3, achei a vela parecida com a Triton 2, vela gostosa de voar não tive dificuldade alguma, infelizmente fiquei um pouco desatento e pousei a 3,5km do goal, e tive que carregar os 23kg nas costas por esta distância, aí comprovei que não dá para voar com tanto peso sem resgate tipo campeonato (ou de carro).

Voando ao lado de um Gin Carrera 

 Na reta final do pouso, onde depois eu andaria 3km com 23kg nas costas, a parte mais difícil do voo

Iota da Advance, novo En-B, foi a vela que me levou para o ar no segundo dia, mas desta vez com a selete Lightness 2 do mesmo fabricante.  A vela é muito leve para inflar, ideal para os dias com vento nulo ou muito fracos.  Para voar achei os comandos bem leves desta vela tamanho P já que meu peso total estava em 98kg, portanto no limite superior da vela (100kg).  A selete parece de brinquedo, aliás o conjunto todo, estava um pouco apreensivo, pois a vela era levíssima mesmo em voo e a selete parece super frágil.    

 Um pouco de neve mesmo no final da primavera

Tentando ganhar altura em cima da pista de esqui, após Lienz 

 Trem de pouso baixado e travado, e o pouso com um bom vento de frente

 Caminhada de 5km foi ao lado do rio Drau, com ciclovia, pedestres, um monte de gente praticando esporte, lugar muito bonito para passear, e desta vez estava com a selete Lightness da Advance, todo conjunto muito mais leve, ou seja não foi um suplício caminhar

Já no último dia de voo em Greifenburg, mais para comparar mesmo, fui com o velho conhecido Chilli 3 da Skywalk, mas desta vez no tamanho pequeno também, pois a selete Lightness reduz o peso do conjunto de forma impressionante pois além da selete ser leve, levamos a mochila dela e não da vela.  Foi um dia com relativamente poucos pilotos de parapente na rampa, pois o vento havia virado para Oeste, com alguma previsão de acelerar, já que no final de semana seria o vento Föehn, que praticamente impossibilita o voo.   Tentei ir no contra vento para Lienz, mas avançava muito lentamente, e depois de alguns quilômetros, desisti e passei rapidamente no local da decolagem com o forte vento que soprava, desta vez a favor.  No vídeo que um dia publicarei (quando tiver internet decente e não apenas via celular), mostrarei os altos de baixo do voo.  Voei alto no início, mas na transição de um vale para outro fui quase para o chão, e voei bem baixo por um bom tempo junto com uma outra vela.  Tive que trabalhar bastante para subir novamente, o outro piloto subiu também mas logo depois foi para a cidade de Spittal e pousou.  

Velho conhecido mas em tamanho P, o Chilli 3 da Skywalk 

Voando baixo com um vento forte, e pouca ascendente 

Mas deu para subir, e o visual foi fantástico 

Mas depois melhorou o voo, entrei num vale que começou a ficar estreito, não consegui pousar pois havia convergência de ventos misturando com térmica... apontava para a plantação do lado da estação de ônibus, mas avançava 5/10km/h, ou seja não andava pra frente.  Então resolvi entrar num terceiro vale, o problema que no fundo dele chovia um pouco, mas não tinha opção, e estava turbulento mesmo para o Chilli 3.  Pouso ótimo, tudo certo, caminhei 500m até o pontos de ônibus, e alguns minutos depois um rapaz começou a puxar papo, me viu voando na cidade e comentou que não era o dia para voar nesta região, ele também voador que já esteve no Brasil várias vezes.  Após o Post bus (ônibus do Correio), com baldeação no vilarejo de Gmünd, peguei o trem na cidade de Spittal, a estação de Greifenburg, fica a 500m do Camping, perfeito para o retorno do voo de Cross Country. 

No final um otimo lugar para pousar, depois de suar um pouco com o vento forte

Na troca de onibus com o motorista me apressando porque estava 3min atrasado...


Na estação de Greifenburg, no meio do caminho uma outra pilota entrou também no trem 

 E o tradicional "Kaisershmarrn" com apfelshorlle (panqueca rasgada a moda Austríaca com suco de maçã misturado com água com gás) para comemorar o bom voo

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